sábado, 14 de agosto de 2010

Um Nome - Uma História

Choquei-me, então, com um significado. Diante do exposto decidi me reconciliar com meu segundo eu. Por anos insisti em algo que demonstrava uma besunta parte de mim. Então, após um longo período de adaptação e quase um conclave mental para eleger um novo eu-lírico, decidir reformar minha mente e partir em busca de novas formas de analisar o que seria de mim sem, afinal digo, o Lacerda.

Não, não entendo espanhol, mas meus amigos entendem. E quem tem amigo tem tudo.

Porém, nem sempre quem tem tudo sabe tudo.

Partir então a semear minha preocupação em entender essa parte de mim: meu nome. Baseado em meus amigos, Lacerda, ou La Cerda, significaria A Porca, porém, após alguns minutos de pesquisa percebi o equívoco: porco é cerdo, porém, porca é tuerca.

Bastaram alguns poucos minutos me debulhando em significados, tentando extrair essa pequena semente de mim, que encontrei perfeita ordem para o Lacerda: semear!

Descobri, também, como sou brasileira! Sou, em mim mesma, uma mistura inefável de povos: indígena, espanhola e lantina.

Apesar do meu último nome não ter me trazido alegria, devida à fonte seca que, por muito tempo insistiu em tentar me estagnar, percebo que, a fonte pode ter sido seca, mas o grande Deus prometeu que aqueles que o aceitassem deles jorraria fonte de água viva.
Eu acreditei, e isso é tudo!



Quando li sobre Jacó achei interessante Deus ter se preocupado em mudar o nome dele. Deus não mudaria o nome se isso não tivesse algum significado e importância.

Jacó em hebraico é Yaqob, o que se assemelha muito com yaqeb (calcanhar) e yaqab (enganar). Por isso Esaú, seu irmão, disse: "Não é o seu nome justamente Jacó, tanto que já duas vezes me enganou?" (Gn 27.36a). Então as pessoas dizem que Jacó significa enganador.

Jacó, então, tem um encontro com Deus, e isso muda tudo, até o nome!

"Então, disse: Não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel, pois, como príncipe, lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste. " Gn 32.28

Israel significa "aquele que reina com Deus". Esse homem deixou de ser um homem que consegue as coisas enganando os outros para ser aquele que alcança a vitória com Deus.

E o mesmo Deus pode fazer o mesmo em sua vida, porque fez na minha também. Deus não é só Deus de Isaque, de Israel, de Sansão, de Salomão, de Davi. Nosso Deus é real e tudo que Ele fez no passado com esses homens Ele faz hoje. Eu sei disso porque eu vivo isso!

As "histórias" que eu conto aqui não são no passado. Eu utilizo uma história real do passado para testificar o mesmo Deus que hoje opera em minha vida.

Assim como antes eu era Filha que Semeia Fonte Seca, serei a Filha que Semeia a Glória de Deus, literalmente. Para entender, só vivendo!

Jesus abençoe!


"A sorte se lança no regaço, mas do SENHOR procede toda a determinação." Pv 16.33

Nenhum comentário: