quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Explicando Nárnia I



Estou terminando de ler o livro 1 das Crônicas de Nárnia - O Sobrinho do Mago..cara, que livro!
Junto com A Cabana, é um dos livros mais perfeitos que já li. Estou anciosa para ler todos os volumes.

Vou fazer uma pequena resenha, mas abaixo vou fazer um pequeno resumo explicando algumas partes do livro por entender ser um livro que narra de uma forma maravilhosa a vida de Jesus, desde a criação.

Esse volume 1, Digory e Polly ainda são crianças e são mandadas pelo tio do primeiro para um outro mundo através de magia. Eles conhecem o mundo de Charn e acordam uma feiticeira lindíssima, mas muito má, que os persegue até seu mundo e depois todos vão parar em Nárnia, onde encontram o Leão, Aslam.





Até aí, para quem não leu, e para entender o primeiro filme - O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa (2005) - está ótimo (eu não vi ainda porque quero ler o livro antes).

Em 2008 a Disney lançou O Príncipe Caspian e, ano passado, a Fox lançou A Viagem do Peregrino da Alvorada. Estou anciosa pelo lançamento d'O Sobrinho do Mago.

Agora vou fazer um parelelo cristão e precisarei escrever algumas partes do livro, então, quem não leu ou quem não quer saber mais, não lê as linhas abaixo:

O Leão aparece na página 103 e logo na página 104 até a 145 está repleto de referências bíblicas. As Crônicas de Nárnia é uma linda fábula da vida de Jesus.


"Falou Tio André - Que lugar mais desagradável!" (pg. 104)

O Tio do Digory se referia à Nárnia, um lugar maravilhoso, um novo mundo, em que entraram, além dele e as duas crianças, a feitideira, o Morango (cavalo) e o cocheiro.




Falar de Nárnia assim seria o mesmo que dizer que esse nascer do sol é medonho!




As crianças e o cocheiro, este, sempre que podia, cantava hinos de louvor, principalmente nas piores situações, se sentiam inundados de alegria pela canção que ouviam, cantada pelo próprio Leão!




Percebo com essa frase do Tio André que essa canção o irritava sem motivo algum, e tudo que ele via era desagadável porque ele era desagradável!



"Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele." Pv 23.7a

Nenhum comentário: