quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Jesus, a Palavra


"E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso. E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores" Ap 19.13-16

Antes eu pensava em Deus como minha irmã: um Deus vingativo, pronto para castigar e ferir, que colocava a justiça acima do amor, e, com raiva, consumia tudo.

Essa era minha visão de Deus.

Um dia coloquei em minha cabeça que para seguir Jesus e entender as coisas de Deus eu precisava entender que Deus é bom e NELE não há mal algum. Com certeza esse pensamento foi puro convencimento do Espírito Santo porque, a partir disso, em todas as passagens da Bíblia que mostrava um Deus sanguinolento eu conseguia compreender a bondade atrás disso.

Explico usando essa passagem em negrito no versículo acima: "...da sua boca saia uma aguda espada, para ferir com ela as nações..."

Fora do contexto isso parece terrível! Dentro do contexto é mais uma das milhões de expressão do amor de Deus por nós.

Vamos passear na Palavra:

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens." Jo 1.1-4

"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade." Jo 1.14


Em algumas traduções no lugar de Verbo temos Palavra. Voltando para Apocalipse temos: "..o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus" Ou seja, Jesus é a própria palavra de Deus, por meio de que tudo se fez:

"E disse Deus: Haja luz; e houve luz...

E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas....

E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar...." Gn 1

Deus fez o mundo por meio da Palavra, do Verbo, daí podemos entender um pouco o Poder das Palavras e não brincar com elas.

Em Efésios 6.17 encontramos de novo a "Palavra":

"Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus"


E aqui já podemos começar a entender a frase que gerou toda essa volta na Bíblia.

Jesus ta no princípio e está no fim. Literalmente ELE está em Genêsis e em Apocalipse.

Deus fez o mundo usando o poder se sua Palavra (Gn) e Jesus é a própria Palavra (Jo e Ap).

A Palavra é uma das armas que Deus nos deu, junto com todas as outras da armadura (Ef).

Como Jesus é a própria Palavra e da sua boca saia uma aguda espada isso só testifica o que já sabemos que ELE é, o Verbo.

Quando Jesus estava aqui na Terra ELE não usou nenhum artifício bélico e movimentou o maior exército do mundo para persegui-lo, o exército romano, o grande conquistador de muitas nações. Porém, o exército romano caiu e Jesus, utilizando apenas a palavra, conquistou o mundo inteiro, não apenas algumas nações, mas ELE se tornou o Senhor de todas as nações (Rei dos Reis - Ap 19.16b). E essa é justamente a aguda espada que saia de sua boca: a pregação do evangelho.

Quando na Bíblia diz que, com ela, ELE feriu as nações, não quer dizer, em hipótese alguma, o que nossos olhos são condicionados a olhar e relacionar "ferir" com sangue, morte, mas está relacionado com o que está presente no próprio texto: "espada".

Uma espada fere. O que Jesus disse quando estava aqui na Terra não agradou todo mundo e foi exatamente por isso que ELE foi perseguido, preso, torturado e morto. E, exatamente porque foi morto, ELE venceu as nações!

E é, justamente, isso que quer dizer essa passagem:

"...da sua boca saia uma aguda espada, para ferir com ela as nações..."

que é com o Evangelho que Jesus venceu e vencerá as nações, pois, sendo Rei dos Reis, vai chegar o dia que ELE voltará para reinar e trazer com ELE as recompensas (vida eterna) e dá-las de acordo com o que cada um fez. (Ap 22.12)

Lembrando que não importa se você acredita ou não: Deus existe! E o que ELE prometeu vai se cumprir. Glória a Deus!

4 comentários:

Josefina disse...

Haleluia! o/

sempe tive a convicção de que Deus é bom e justo...então vercículos como esse eu simplesmente ignoro "/

É lindo ver como Espírito Santo fala com com você através da palavra Lai...
quero muito isso pra mim também. ver o amor, a grandeza dEle em cada pedacinho da Bíblia.

sim sim, estou buscando...

Gabi Menezes disse...

Eiitaaa Fogo!(Dalbert) hahahaha \o/


GLÓRIA A DEUS!

@llacerdaa disse...

Josefa:

não podemos ignorar versículo nenhum, mas buscar cada dia mais em Deus as respostas para aquilo que não entendemos.
Glória a Deus por vc ler todos os posts. Vc é fruto de oração!
"E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração." Jeremias 19.13

Deus está aí para todos, não é privilégio de alguns.

Gabi:

Até Dalbert tá lendo? hahahaha GLORIA A DEUS! Diz a ele que to orando pelo casamento dele. Aleluia!

Anônimo disse...

Glória a Deus!! é muito bom entrar aqui e ver fluindo de vc a Palavra de Deus. Estou muito feliz. Que o Espírito Santo de Deus continue lhe instruindo e nos mostrando o poder da Palavra de Deus.

Deus abençoe Lai!!

JUAN