sábado, 26 de fevereiro de 2011

As Cinco Linguagens do Amor


Sucesso mundial, com mais de 5 milhões de exemplares vendidos, As Cinco Linguagens de Amor, de Gary Chapman, apesar de descrever o amor da melhor forma que já li, é indescritível!

Ia dizer que, especialmente, os casados a muito tempo deveriam ler. Mas não. TODAS AS PESSOAS que querem amar deveriam ler esse livro! Não é um manual de ajuda para casamento, ele se torna um a medida que é um manual de ajuda para amar!






Gary descreve cinco atitudes-base de amor: Palavras de Afirmação, Tempo de Qualidade, Presentes, Atos de Serviço e Toque Físico. Ele não acredita que o amor seja/tenha uma linguagem universal! As pessoas são diferentes e expressam de forma diferente o amor.




Um exemplo, se duas pessoas estão casadas e o marido não passa nem uma hora por dia com a esposa (tempo de qualidade) porque vive trabalhando e ela reclama com ele (mas também não sabe expressar a forma que se sente amada, que é estando com ele) e ele, simplesmente, chega em casa um dia com flores ela pode ficar mais brava ainda e tacar as flores na cabeça dele, até achando que ele está traindo ela (porque só fazendo algo errado para trazer presentes quando fica tanto tempo fora de casa)!




O marido pode ser um santo e não vai entender nada e ainda vai ficar mais bravo com ela e as coisas vão entrar em um ciclo de agressões (nem sempre físicas, mas mental e emocional) sem fim! É simples, "presentes" não é a linguagem de amor dela!

Portanto, o que Gary aconselha é que estudemos o outro! Não precisa ser o namorado(a)/esposa/marido, mas todo aquele que a gente quer amar. Estude-o e descubra qual é sua forma de amor e, então, tome atitudes que faça a pessoa se sentir amada!

3 comentários:

Gabi Menezes disse...

Ai que bonitinho! Eu quero muito ler Tatu... aprender a amar nunca é demais! ;)

QuelR. disse...

gostaria de saber onde eu encontro o link para o download desse livro.

@llacerdaa disse...

Raquel, não sei onde tem o link, eu comprei o livro....