terça-feira, 10 de agosto de 2010

O que a Palavra fala sobre Dinheiro II - CONTENTAMENTO


Os conceitos divinos de planejamento financeiro são aversos aos conceitos do mundo. Aliás, a vontade de Deus quase sempre vai contra a vontade do mundo!

"E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são" 1 Co 1.28

Enquanto o mundo incentiva a ambição dizendo que para ser rico devemos nunca nos contentarmos com o que temos e buscarmos sempre mais, Deus diz para nos contentarmos com o que Ele nos dá:

"Mas é grande ganho a piedade com contentamento." 1 Tm 6.6



E, então, devemos cruzar os braços? Vamos parar de trabalhar? Não vamos mais ser bons profissionais? Vamos parar de almejar uma promoção?

NÃO!

Por isso a importância de conhecer a Bíblia em sua totalidade e meditar nela dia e noite:

"Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite." Sl 1.2

CONTENTAMENTO NÃO É ESTAGNAÇÃO!

Se contentar é saber que Deus é conosco:

"Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei." Js 1.5

...mas, como a própria continuação do capítulo mostra, precisamos nos esforçar:

"Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria." Js 1.6

O contentamento é a maior aceitação de si mesmo. Mas, para se aceitar, é primeiro necessário aceitar o que Jesus fez por nós:

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. " Ef 2.8-10

...porque foi Deus que fez o que somos hoje, agora. Afirmando que Jesus é nosso ÚNICO Senhor e Salvador, nossos pecados são perdoados e as coisas velhas passam e tudo se faz novo:

"...agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus..." Rm 6.22a

CONTENTAMENTO É DEPENDÊNCIA!

Enquanto o mundo clama pela independência (financeira, feminina e até de Deus), Deus nos leva a ser dependentes DELE e, assim, reconhecemos que nossa capacidade vem DELE:

"Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus." 2 Co 3.5

Sabemos, então, que nada somos, descobrimos, portanto, quem somos NELE e quem ELE é em nós. Percebemos que ELE é mais importante que o oxigênio e, se é poderoso para nos salvar e nos livrar do mal, também pode atender nossas necessidades:

"O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus." Fp 4.19

Podemos, enfim, enfrentar tudo, se formos com ELE:

"Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece." Fp 4.13

Seremos sempre contentes (CONTENTamento) enquanto Jesus for o Senhor de nossas vidas.
Esse estágio de contentamento (ser alegre apesar das dores, estar satisfeito mesmo vivendo tragédias, ser livre de ansiedades e preocupações e deixar Deus agir quando há pressões) só há onde o Espírito Santo habita.

"No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito." Ef 2.22

O contentamento vem quando reconhecemos que a ÙNICA coisa que precisamos é da graça de Deus:

"E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo." 2 Co 12.9

Se contentar com o que Deus nos dá não significa cruzar os braços.

CONTENTAMENTO NÃO É CONFORMISMO!

Se estamos insatisfeitos devemos orar e não murmurar. Murmurar não muda nada e ainda atrasa benção. Orar move o mundo espiritual.

Devemos levar as insatisfações ao Senhor e pedir sabedoria para entender o que ELE vai nos desafiar a fazer.

É necessário querer a mudança, querer estar contente, não se conformar com a situação.

"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." Rm 12.2

Nenhum comentário: