quarta-feira, 23 de junho de 2010

Amor - Sentimento a Ser Aprendido I





"Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência. O amor é eterno." 1 Co 13.4-8







Conversando com umas amigas sobre relacionamentos percebi que algo de ruim ronda os corações.
Um relacionamento amoroso deveria ser algo prazeroso, mas vem se tornando fonte de discórdias e angústias. Porque?

Ao escrever o texto "Aprendendo a amar" - http://jornadaproceu.blogspot.com/2010/06/aprendendo-amar.html - eu disse que estava lendo um livro quando senti a necessidade de compartilhar, mas, naquele momento, o importante era dizer minhas experiências, porque isso não é um blog de repetição de palavras.
Mas senti necessidade também de mostrar pra vocês um resumo de uns livros que tenho lido e o primeiro será o de Walter Trobisch, mesmo título dessa mensagem.

"O amor é sentimento a ser aprendido. É tensão e satisfação. É desejo profundo e hostilidade. É alegria e dor. Um não existe sem o outro." (pg 7)

A primeira coisa que vem a minha mente é que se não estivermos vivendo baseado no amor de Corintios 13 (texto inicial), na verdade, não é amor.

Me assustei quando li nesse livro que "A felicidade é apenas uma parte do amor (...). O sofrimento também pertence ao amor."

Confesso que não queria escrever isso aqui para não escandalizar, mas fui buscar na Palavra a base para isso e encontrei:

"Quem ama (...) suporta tudo com fé, esperança e paciência."

E lembrei que, por amor, Jesus se entregou, e chorou, e sofreu, e morreu...mas Deus honrou e ressuscitou.

Por amor, Deus entregou seu filho único para nossa salvação.

Por amor, as atitudes mais nobres foram feitas e não tiveram em troca nem um obrigada.

Então, é isso que devemos aprender: que amor é felicidade, mas também é sofrer. É se dar, se doar, sem esperar receber.

E o amor a dois é uma eterna entrega, é estar junto para fazer o outro feliz, não para ser feliz!! Não devemos buscar o amor em alguém, devemos buscar alguém para amar, para fazer feliz. E aí consiste o grande mistério: quanto mais desejarmos fazer o outro feliz, mais seremos felizes.

Eu nunca falei com Deus como queria meu marido: se loiro ou moreno, se alto ou forte, se gordo ou magro, mas sempre perguntei pra Ele como seria o marido que Ele designaria para me amar como Jesus nos amou (Ef 5.15), sempre pedi um homem segundo o coração de Deus, que me aproximasse do Pai e não o contrário.

Então, vamos atentar para nossos desejos, pois temos que ter cuidado com nossos sonhos, pois Deus pode atendê-los. O que você pede? O que você deseja? Você está apenas desejando um galã de novela, sem se atentar para seu caráter? Você já parou para dizer a Deus que seja feita a vontade dEle e não a sua própria?

continua...

Um comentário:

Paulo Adriano Rocha disse...

Uau! Lindo... E ainda continua? Meu Deus... Vou esperar.
Uma coisa que eu sempre penso para os meus amigos quando se casam não é que SEJAM FELIZES, mas que CONTINUEM SENDO FELIZES, pois amar é isso mesmo que foi escrito é desejar a felicidade de outrem e ser feliz nessa felicidade.

Abraços e obrigado por todas visitas e coments.