quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Mantras

"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite." Sl 1.1,2


Com certeza você já ouviu essa frase: "ta repreendido, em nome de Jesus" ou apenas "ta repreendido". Muitas vezes você conhece bem as pessoas que dizem isso e conhece a vida, totalmente, em desacordo com a Palavra.

Mantras são palavras repetidas até que sua mente seja esvaziada e você possa desenvolver seu chakra. Reconhece essa última palavra? O mantra tem origem no hinduísmo e hinduísmo não prega Jesus: que é o único caminho, única verdade, é a vida! (Jo 14.6)

Há um dito popular que diz que mente vazia é casa do diabo. Isso não tem escrito na Bíblia, não é um provérbio, como as pessoas dizem por aí. Mas podemos sim tirar essa conclusão em Mateus 12.43-45.

Na Bíblia não fala para repetirmos as palavras que nela estão escritas, diz para MEDITAR, ou seja, ler, captar a lógica, aprender e PRATICAR!



"Meditarei nos teus preceitos, e terei respeito aos teus caminhos." Sl 119.15



Fiquei curiosa e fui procurar "mantra" no wikipédia. Encontrei um fato curioso:


"Os mantras Tibetanos são entoados como orações, repetidas como as do cristianismo"


Vocês acha que vãs repetições tem mesmo algum poder?

Quando misturamos elementos de duas religiões (exemplo: os mantras do hinduismo com as orações repetitivas do "cristianismo") chamamos isso de sincretismo religioso. Não há uma passagem na Bíblia que diga que Deus não gosta disso, porém, quando lemos o antigo testamento, principalmente quando o povo de Israel vai entrar na terra prometida, Deus dá alguns conselhos que nos remete a Ele não aprovar esse sindretismo. Por exemplo: Deus diz para que os homens de Israel não se casem com mulheres estrangeiras porque essas mulheres trariam seus deuses para dentro de suas casas. Foi exatamente o que aconteceu com Salomão, que teve 1.000 mulheres (catalogadas rs) e prestou culto e sacrifícios a outros deuses por influência delas. Você acha que Deus, em Sua majestade, poder e glória, se alegra quando nos ajoelhamos, muitas vezes de forma abstrata, para adorar outros deuses, seja ele qual for, dinheiro, mulheres/homens, imagens?

Devemos buscar correção onde quer que estivermos para nos adequar ao que Deus quer de nós. Em todas as religiões há erros, pois religião foi feita pelo homem. Assim como imagens entraram na Igreja Católica por meio de Constantino, por meio de um sincretismo religioso, pois Roma tinha muitos deuses e os imperadores já estavam cansados de perseguir cristãos (parece que quanto mais perseguia, mais se proliferava), eles resolveram então juntar os elementos das duas religiões e esqueceram da vontade do mais interessado no assunto: Jesus.

Há sincretismo dentro da Igreja Evangélica também, assim como há católicos que não adoram imagens. Repetir mantras como "ta repreendido" sem nem saber o que isso significa, orar o Pai Nosso sem ao menos prestar atenção na letra da oração e aprender com ela a orar (esse foi o objetivo de Jesus ter ensinado o Pai Nosso), ou qualquer coisa que você faça por RELIGIOSIDADE, provavelmente, está sendo uma vã repetição, vã porque, provavelmente, não está sendo aceita por Deus.

2 comentários:

Blog da Marjane disse...

Muito bom o post! Edificou bastante! Bjoo!

Mimo Chic disse...

Adoramos o espaco novo, estaremos por aqui!
]
Bjs
Lulu & Sol