quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Coisa Espantosa


Todos os dias eu me espanto com alguma atrocidade humana. Me espanto com o requinte de crueldade nos homicídios (é, porque agora não vale apenas atirar com uma espingarda, tem que enfiar bagaço de cana no furo da bala), me espanto com a fome no mundo, me espanto com a depravação das mentes (e, muitas vezes, da minha própria mente), me espanto com a malícia que há no mundo (e em mim)....

Porém, hoje li o que faz Deus se espantar:

"Coisa espantosa e horrenda se anda fazenda na terra...." Quando li esse versículo eu podia jurar que Deus ia falar sobre as mortes, a fome, as guerras, a maldade humana e me espantei com o que Ele diz depois: "Os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam pelas mãos deles, e o meu povo assim o deseja; mas que fareis ao fim disto?" Jeremias 5.30,31


"...for Durkheim, all delicts are natural..." (artigo publicado aqui). Ou seja, para Durkheim, sociólogo fundador da escola francesa de sociologia, o crime é algo natural. Não existe sociedade sem crime. Nós nos espantamos com tantos crimes que ocorrem e com a pobreza e a fome, mas Jesus, que existe desde antes do mundo ser fundado, não se espantou com isso nem tratou sobre isso. Ele trata disso, da forma mais profunda que existe..por dentro, dentro de nós!

"Porquanto sempre tendes convosco os pobres, mas a mim não me haveis de ter sempre"

Mt 26.11

Jesus alimentou os pobres, mas não prometeu que eles ficariam ricos. Protegeu as prostitutas, mas ordenou que elas parassem de pecar. Jesus quando dialogou com um assassino, prometeu que ele entraria no céu junto com Ele.

Jesus não tratou sobre a ira, sobre o adultério, sobre a cobiça, sobre maldizentes. Jesus nos trata por dentro! Para Jesus, todas essas coisas também são naturais. Mas Ele veio nos libertar disso. Jesus trata (cura) a ira, a cobiça...

Tenho percebido que a maioria dos homicídios (tirando os casos de sociopatia, psicopatia) são provocados pela raiva, pelo adultério, pela cobiça e até pela fofoca! Se não houvesse tais sentimentos, não haveriam crimes! Jesus não se espanta com tais coisas porque Ele sabe que sempre existirá e que, muitas vezes, as pessoas que cometem tais coisas não O conhecem.

Ele se espanta é com os falsos profetas, com os sacerdotes que dominam a Bíblia para distorcer Suas palavras. Jesus se espanta com o povo que deveria buscá-Lo, mas se contenta em receber migalhas (sermões infrutíferos e vazios). E Ele ainda se pergunta: "O que poderei fazer?" Ou seja, se a pessoa que "conhece" a Bíblia e, teoricamente, deveria conhecer a mente de Deus, faz, justamente, o oposto do que Ele mandou, o que Ele pode fazer, se existe o livre-arbítrio para aceitar ou não Suas palavras, se existe o livre-arbítrio para não praticar aquilo que lê?!

2 comentários:

Atleta do Senhor disse...

Pode um defunto ficar sem exalar mau cheiro por muito tempo?

Agora eu pergunto: pode uma raça caída, em trevas, mortas em seus delitos, exalar um bom perfume? Até pode, mas por pouco tempo. Até quando lhe for conveniente, sim exalam seus bons perfumes, seus bons discursos!

Deus se espanta é quando Ele vê um povo que foi iluminado, que o conheceu, que foi liberto, voltando às antigas práticas, comendo o vômito, a comida de porcos, enganando os de pouca instrução, sendo indiferente aos famintos, mergulhados em seus próprios interesses...È por isso que o julgamento destes será mais severo.

Tenho "pena" daqueles que enganaram durante século os cristãos, que esconderam a verdade, que queimaram os justos, porque este sofrerão duro juízo.

Juan

@llacerdaa disse...

Juan, mais espantoso é ver que essa "lógica" se repete..mas espantoso pra mim..Deus já sabia..o diabo não é criativo!