quinta-feira, 7 de julho de 2011

Você é Uma Pessoa Íntegra?

Baseado no capítulo 31 do livro de Jó elaborei um pequeno teste:



1. Se um homem (mulher) lindíssimo (a) passa na rua e você é casada (o), você olha?



a) Sim, ninguém está vendo mesmo.
b) Sim, do contrário me chamariam de lésbica/gay, afinal, como não olhar pra um deus grego assim?
c) Não, que recompensa Deus me daria por isso?



2. Se um homem (mulher) lindíssimo (a) passa na rua e você é não casada (o), você olha?



a) Sim, talvez eu chame até sua atenção.
b) Sim, vou analisar tudo e contar para minhas (meus) amigas (os) o (a) cara (mulher) lindo (a) que vi.
c) Não, Deus sabe tudo o que faço.



3. Se você está passeando com mais 2 amigas (os) e uma delas (ES) vai ao banheiro, você “comenta” alguma coisa dela para sua outra amiga (o)? Por exemplo: “Que roupa feia a dela! Só estou comentando...”ou “Aqui entre nós, a Fulana tem um mau hálito, né?” ou “Você acredita que o namorado de Fulana deu em cima de mim?”



a) Claro, qual o problema nisso? Só estou comentando...
b) Sim, inclusive já falei algumas das coisas citadas acima.
c) Não, nunca andei com falsidade e nunca procurei enganar os outros, nem falar mal pelas costas.



4. Se você vê uma bota incrível, aquela que você queria faz muito tempo, mas que custava 500,00 e agora custa 240,00 à vista, mas você não tem dinheiro nem para pagar seu cartão vencido, o que você faz?



a) Compro na hora, sem nem pensar. Quando vou achar outra oportunidade assim?
b) Compro na hora. Minhas amigas vão amar a novidade.
c) Espero, não compro por impulso, não deixo meu coração ser levado pela cobiça dos olhos.



5. Se você vai jantar com sua amiga (o) e o marido/namorado/paquera/noivo (a) está deslumbrante/hipnotizante, atraindo todas as atenções, de fato muito mais bonito (a) que seu namorado (a), o que você faz?



a) Olho, ué. Olhar não tira pedaço.
b) Olho disfarçadamente, afinal, não quero perder minha amiga (o). Se ele (a) me der bola até posso pensar...
c) Penso em outra coisa, olho pro outro lado, não deixo meus olhos me traírem nem meu coração ser seduzido.



6. Se sua empregada quebrou sua taça de cristal que custa o dobro do salário dela, o que você faria?



a) Desconto dois meses de trabalho dela.
b) Não desconto nada e conto pros meus amigos como sou boa, mas a trato mal por dois meses.
c) Talvez eu brigue, sem gritar. Repreenda, sem insultar. Mas não desconto do seu salário.



7. Se você está “morrendo de fome”, mas está atrasado pro trabalho, então compra dois hot-dogs e sai correndo comendo, mas no meio do caminho tem uma criança que, de tanta fome, só é osso e pele, o que você faz?



a) Reclama da sociedade, do Estado e até do seu trabalho...de como o mundo é desumano e desigual e como você ganha pouco.
b) Entrega um dos hot-dogs conta pra todo mundo no trabalho o que fez.
c) Entrega um dos hot-dogs, pois nunca deixa de ajudar os pobres.



8. Se você ganha pouco e vê tanta coisa maravilhosa pra se comprar, o que você faz?



a) Se desespera, chora, berra o quanto Deus é injusto por te deixar sofrer tanto.
b) Se desespera e compra com vários cartões de crédito e depois se vira pra pagar ou talvez nem pague.
c) Se controla, busca a opinião de pessoas centradas sobre a real necessidade de comprar e coloca sua esperança em Deus, confiando que o melhor está por vir.



9. Se você quebra o relógio favorito de sua mãe, o que você faz?



a) Diz que foi sem querer e pede pra ela parar de encher o saco.
b) Diz que foi sua irmã.
c) Se esforça para comprar outro e colocar no lugar. Se não houver jeito, pede a Deus uma saída.



10. Se você tem apenas x reais e precisa escolher entre pagar o que deve e comprar aquela calça dos sonhos que está em promoção, o que você faz?



a) Pago o que devo, mas faço outra dívida comprando a calça.
b) Compro a calça.
c) Pago o que devo.



Se você respondeu mais A, sua única preocupação nesse mundo é agradar a si mesmo. Reconheça sua realidade, que você é uma pessoa egoísta, mas não aceite-a. Transforme-se pela renovação de sua mente.
Se você respondeu mais B, sua única preocupação nesse mundo é agradar os outros, mas de uma forma que você seja exaltado. Para os homens, você é uma pessoa íntegra.
Se você respondeu mais C, você é uma pessoa íntegra aos olhos de Deus.


Aos olhos de Deus, tanto faz ser casado ou solteiro, olhar para o outro com olhos de desejo/cobiça, mesmo que você seja solteiro, não te faz íntegro.
No fundo, no fundo até sabemos o que devemos fazer, mas optamos por não fazê-lo. Deus nos deu esse livre-arbítrio. Se fazemos as coisas por nós ou pelos outros podemos fracassar. Mas se fazemos por Deus, Ele nos sustenta.
O que é justiça pra você? Nada mais justo a empregada da questão 6 pagar pela sua incompetência, né? Ou talvez o justo mesmo era relevar esse incidente, já que meu salário pode comprar mais duas taças daquelas.








Versículos utilizados nas questões:



1. Que porção teria eu do Deus lá de cima, ou que herança do Todo-Poderoso desde as alturas? Versículo 2;



2. Ou não vê ele os meus caminhos, e não conta todos os meus passos? V.4



3. Se andei com falsidade, e se o meu pé se apressou para o engano v. 5



4. Se os meus passos se desviaram do caminho, e se o meu coração segue os meus olhos, e se às minhas mãos se apegou qualquer coisa, v. 7



5. Se o meu coração se deixou seduzir por uma mulher, ou se eu armei traições à porta do meu próximo, v. 9



6. Se desprezei o direito do meu servo ou da minha serva, quando eles contendiam comigo 13



7. Se retive o que os pobres desejavam, ou fiz desfalecer os olhos da viúva,16,


Se alguém vi perecer por falta de roupa, e ao necessitado por não ter coberta, 19



8. Se no ouro pus a minha esperança, ou disse ao ouro fino: Tu és a minha confiança;
Se me alegrei de que era muita a minha riqueza, e de que a minha mão tinha alcançado muito;
Se olhei para o sol, quando resplandecia, ou para a lua, caminhando gloriosa,
E o meu coração se deixou enganar em oculto, e a minha boca beijou a minha mão 24-27



9. Se, como Adão, encobri as minhas transgressões, ocultando o meu delito no meu seio; 33



10. Se comi os seus frutos sem dinheiro, e sufoquei a alma dos seus donos 39



Agora, depende de você. Você quer ser íntegro aos seus olhos, aos olhos dos homens ou aos olhos de Deus?


Nenhum comentário: