terça-feira, 26 de julho de 2011

MALDIÇÃO HEREDITÁRIA

Continuando meus estudos...

É incrível como Deus fala comigo nesses livros que eu considerava tão enfadonhos. A Bíblia é incrível. Toda ela!

(2 Crônicas 32.26) Ezequias, porém, se humilhou por se ter exaltado...

( 2Crônicas 33.12,13) Ele [Manassés, filho de Ezequias], angustiado, suplicou deveras ao Senhor , seu Deus, e muito se humilhou perante o Deus de seus pais, fez-lhe oração, e Deus se tornou favorável para com ele, atendeu-lhe a súplica e o fez voltar para Jerusalém, ao seu reino; então, reconheceu Manassés que o Senhor era Deus.

( 2Crônicas 33.22,23) [Amom, filho de Manassés] Fez o que era mau perante o Senhor, como fizera Manassés (...) mas não se humilhou perante o Senhor (...) conspiraram contra ele os seus servos e o mataram em sua casa.


Três gerações, uma maldição familiar. Uma iniqüidade, três atitudes.

A história da vida de Ezequias começa a ser contada assim: “Fez ele o que era reto perante o Senhor...”, a de Manassés inicia-se assim “Fez o que era mau perante o Senhor”, assim como a de Amom.

Iniqüidade não é sinônimo de pecado, é a inclinação para. Iniqüidade é aquilo passado de geração para geração. São as tendências que temos para pecar. Cada pessoa tem seu fraco. João pode ter tendências homossexuais, Maria pode ter tendências para fornicação, José pode ter tendências agressivas. Jesus veio nos libertar disso, veio nos trazer o Espírito Santo para nos dar auto-controle.

Ezequias começou bem, tropeçou, mas terminou bem. Manassés começou mal, se consertou e terminou bem. Amom começou mal e terminou mal. Essa diferença mostra que todos eles tiveram escolhas. Pela vida de Ezequias entrou um espírito de arrogância nessa família, que foi quebrado na vida dele quando se humilhou perante o Senhor. Porém, seu filho sofreu do mesmo mal. Provavelmente ele já era vivo quando presenciou tamanha arrogância do pai, achando que tinha alguma honra com os benefícios que o Senhor havia feito. Isso o levou a adorar outros deuses, pois, provavelmente, não lhe foi ensinado que tudo que Ezequias tinha conseguido, foi-lhe dado por Deus.

Sua arrogância (2cr33.10) fez Manassés procurar Deus em todos os lugares: com os gentios (outros povos, 2 Cr 33.2), em outros falsos deuses (Baal, 2 Cr 33.3), nas estrelas (2 Cr33.5), no fogo, nas adivinhações , na feitiçaria, nos espíritos(2Cr33.6), em imagens (2Cr33.7). Porém Deus não estava lá. (Esses versículos mostram uma realidade de hoje ainda, o diabo enganando as pessoas – outros povos = Índia (budismo), China (Yin Yang), etc, ; falsos deuses = qualquer um que não seja o Senhor (candomblé, umbanda etc); estrelas = astrologia; fogo = satanismo, filhos do fogo; adivinhações = tarô, búzios; feitiçaria = simpatias, “trabalhos”, macumbas; espíritos = espiritismo; imagens = catolicismo. 2 Crônicas 33.2-7)

O tempo inteiro Deus o alertava, mostrava que esse não era o caminho (como eu estou fazendo aqui agora, te mostrando na Palavra de Deus que essas coisas não agradam a Ele. Não foi eu que inventei isso, pode pegar qualquer Bíblia no MUNDO que vai ter a mesma coisa escrita e basta fazer um comparativo com nossos dias, porque o diabo, apesar de inteligente e criativo, age da mesma forma através dos tempos).

A arrogância de Manassés deu brecha para que o inimigo o prendesse com ganchos, o amarrasse com cadeias e o levassem para a Babilônia (2cr33.11). Porém, a Babilônia não é o teu lugar! Babilônia é uma metáfora para confusão, inferno, lugar do inimigo. Você pode se libertar dessas cadeias e ganchos, no nome de Jesus. No nome de Jesus amarramos o diabo e não ele a nós.

Mas, para isso, é preciso derrotar primeiro a arrogância, que foi a porta aberta para a entrada desses príncipes do exército de satanás (2 cr 33.11). E arrogância só se quebra com humilhação! Reconhecer que o Senhor é Deus, que andamos nos caminhos errados a vida toda, caminhos que só nos trouxeram angústia. Manassés suplicou DEVERAS ao Senhor, se humilhou MUITO perante o Deus de seus pais, fez-lhe oração e Deus se tornou favorável a ele.

Porém, Amom não seguiu os passos de seu pai para o bem, apenas para o mal. Ezequias teve uma vida com Deus e Manassés viu isso, porém, no fim da vida a arrogância se apoderou dele e trouxe confusão pra vida do filho que, mesmo sabendo onde estava o caminho, procurou em toda parte, a vida toda, pois estava preso nessa maldição, sem consegui enxergar, e apenas no fim da vida reconheceu Deus como o Senhor. Acontece que ele ensinou coisas erradas, toda a sua vida, com atitudes, ao seu filho Amom. E Amom “fez o que era mau perante o Senhor (...) mas não se humilhou ” (2cr33.22).

Perceba que todos fizeram alguma coisa má perante os olhos de Deus, mas não foi isso que definiu suas vidas, mas o arrependimento. O único que não se arrependeu, foi o único que teve um fim trágico (morto em sua própria casa pelos seus empregados). Infelizmente, esse também é o fim para aqueles que não se arrependem de seus pecados e não se humilham perante Deus e não buscam sua face.

“Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta” (Apocalipse 2.5)

“Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros (...) Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.” Apocalipse 20.12,14,15

Um comentário:

Anônimo disse...

É vero, o salmista Davi era sábio qd pedia a Deus para que Ele perdoasse os pecados e o livrasse/limpasse da iniquidade.

Deus foi e é sempre gracioso com todos os que se arrependem.

Juan