domingo, 26 de junho de 2011

Meditando na Palavra

Resolvi fazer uma tag aqui no Jornada cujo nome é o mesmo do título desse post. Eu tenho um plano de leitura diária da Bíblia para terminá-la em um ano que me foi ensinada no Mergulhando na Palavra, leio quatro capítulos por dia.


Geralmente há versículos que me chamam atenção, sublinho eles mas nunca volto pra meditar. Falando deles aqui será uma boa opção de meditação (o significado bíblico dessa palavra não é esvaziar sua mente, mas enchê-la com as palavras da Bíblia).



Hoje li 2 Crônicas capítulos 26 a 29.



(2 crônicas 26.5b) ..e nos dias em que buscou o Senhor, Deus o fez prosperar.



( 2 CronicAs 27.6) Assim se fortificou Jotao, porque dirigiu os seus caminhos na presença do Senhor.





Para mim, isso se assemelha muito com isso:



"Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."Mt 6.33



Essa lógica do AT com o NT é muito bacana, porque mostra que Jesus é o mesmo ontem, hoje e sempre será.



(2 CronicAs 28.23) ...visto que os deuses dos reis da Síria os ajudam, eu lhes sacrificarei para que me ajudem. Porém eles foram sua ruína.



(Ficou tão grande o que meditei sobre esse versículo que coloquei em outro post)





(2 CronicAs 29.10,15,16) Agora me tem vindo ao coracao q façamos um concerto com o Senhor..... Santificaram-se..pelas palavras do Senhor, para purificarem a Casa....e tiraram pra fora toda imundícia que acharam.



Percebam a ordem: entender que está pecando (vindo ao coração), resolver se concertar (façamos um concerto), santificar, purificar, tirar a imundícia.



Antes que algo aconteça exteriormente, ela é preparada na mente e no coração e, então, tomamos uma decisão, no caso, de se santificar. Depois que tomamos essa decisão, Deus nos purifica e começa a tirar toda imundícia que há em nós.



Às vezes, nós temos que fazer o "trabalho braçal" e arrancar as coisas ruins pela raiz e à força. Às vezes Deus tira sem que a gente perceba ou nos mostrando.. Independente da forma, tudo isso só acontece se a gente permitir e começar a mudança de dentro, do coração.





(v.31) E respondeu Ezequias, dizendo: Agora vos consagrastes a vós mesmos ao SENHOR; chegai-vos e trazei sacrifícios e ofertas de louvor à casa do SENHOR.



Depois dessa mudança interior e exterior, vem a consagração, ou seja, continuar mudando, sendo santo, se sacrificando em algumas coisas para que outras se elevem e ofertando louvores a Deus, agradecendo por tudo...absolutamente tudo, até o que aos nossos olhos parece ruim.



(v.34) ..porque os levitas foram mais retos de coração, para se santificarem, do que os sacerdotes.



Os sacerdotes eram os designados para fazer os holocaustos, porém, havia tantos que eles não davam conta e os levitas foram ajudá-los e fizeram melhor que eles.

Nenhum comentário: