domingo, 26 de junho de 2011

Espíritas São os Mais Ricos




Continuando a tag Meditando Na Palavra, falei aqui que colocaria o que entendi sobre um versículo em outro post, porque ficou grande e também porque fui meditando e pensando e lembrando de várias coisas relacionadas.

(2 CronicAs 28.23) ...visto que os deuses dos reis da Síria os ajudam, eu lhes sacrificarei para que me ajudem. Porém eles foram sua ruína.


Já ouvi falar história de pessoas que se diziam evangélicas e quando precisaram de algo (por exemplo, um marido) e cansavam de esperar em Deus, foram fazer "trabalhos" para consegui. Buscaram em feiticeiros ou com os deuses do candomblé. Eu não duvido desas histórias, haja vista que na bíblia há relatos de coisas assim, como essa em que Acaz, rei de Israel, tendo um Deus tão poderoso, prefere sacrificar holocaustos a outros deuses, só porque os reis da Síria estavam ganhando as guerras.

Acaz deixou de lado tudo que Deus já tinha feito por Israel e preferiu acreditar em seus próprios olhos. Não considerou seus próprios erros (que era o que o afastava de Deus) e achou que os Sírios, por serem mais prósperos, tinham deuses mais poderosos.

Da mesma forma acontece conosco, quando olhamos para pessoas de outras religiões. Segundo estatísticas do IBGE, os espíritas são as pessoas mais ricas do Brasil, porém eles não acreditam em Jesus como Deus, mas como um espírito elevado, o maior de todos.

Não foi porque os reis da Síria estavam ganhando as guerras que Deus deixou de ser Deus. Mas Acaz achou que a "prosperidade" estava com os sírios e isso foi sua ruína.

Por muito tempo a igreja evangélica pregou riqueza como sinônimo de prosperidade (e algumas ainda pregam), mas essas coisas, apesar de relacionadas, não são a mesma coisa. Ser rico é ter dinheiro, ser próspero é, mesmo não tendo dinheiro, ter paz porque todas as suas necessidades são supridas..e é isso que Deus nos promete.

Jesus veio trazer salvação, vida eterna, não mansões. Jesus morreu na cruz não para que você andasse de Rolls Royce (como diz nesse video aqui). Essa é uma falsa doutrina, que nos leva a crer que os mais ricos são mais abençoados por Deus, e isso não é verdade.

2 comentários:

Anônimo disse...

É tão interessante que o que Jesus mais pregou foi o não ajuntar tesouros aqui...porque será que nós esquecemos tanto disso? Precisamos ajuntar tesouros no céu!!

Anônimo disse...

Entre os espíritas existe o seguinte pensamento: Ação e reação. então seuem a segunte linha: Para ficar rico, ou se trabalha honestamente dando tudo que pode, para colher os frutos deste trabalho, ou se explora alguém, ou se rouba.

Como acreditam em retorno de suas ações, temem cometer crimes, para desgraça da evolução de sua própria alma, então dedicam-se desde cedo (isso quando já nascem em família espírita), ao trabalho honesto. O retorno quase sempre é ter uma vida material boa.

Não consideram a vida material um pecado, desde que, façam dela também um motivo para ajudar ao próximo, exemplo: Se tem condição de comprar cobertores, compre um para alguém que não tem. Se tem condição de atender um paciente rico, diminua um pouco seu lucro e dedique um tempo ao pobre, pois acreditam também no retorno espiritual, com a prática do dar e receber.

Por crerem no dar e receber, também se esforçam para crescer materialmente tendo em vista que quanto mais tiverem, mais poderao repartir com seu semelhante.

Portanto a riquesa material enter os VERDADEIROS espíritas, é ferramenta para ajudar na prática da caridade.