quarta-feira, 2 de março de 2011

sobre Nietzsche

"Se as pessoas são boas só por temerem o castigo e almejarem uma recompensa, então somos um grupo muito desprezível.”
Albert Einstein


Não falo com precisão, mas creio que, pelo menos, 70% dos crentes barganham com Deus e até 90% esperam algo em troca por sua bondade humana.

Nesse diapasão, até concordaria com Nietzsche sobre a falsa humildade que fala quando se refere de modo crítico às boas-novas de Paulo em sua ácida obra sobre o cristianismo, O AntiCristo.

E o pior que pude constatar: ele não está de todo errado! Afinal, onde posso encontrar hoje humildade, amor, unidade e compaixão genuínos?

O problema é que, quando ele fala sobre o evangelho ter morrido na cruz, pensando estar criticando Paulo, de fato estava criticando o próprio Deus. Comprou briga e morreu louco - ouvindo vozes e com fortes dores de cabeça - e sozinho.

Porque idolatrar uma pessoa assim? Não suporto mais ouvir a frase de alguns bobocas que se auto-intitulam revolucionários: "Nietzsche é o cara!", "Nietzsche falou tudo que sempre pensei"...

Queridos...Nietzsche nem sabia do que estava falando! Ele criticou algo que não compreendia porque nunca viveu. Ele foi um homem triste, infeliz, abandonado, mal amado, trocado pela mulher que idolatrava, que o traiu com seu melhor amigo!

O cara é Jesus, que morreu por mim na cruz!

Me diz, o que que Nietzsche fez por você? Apenas confundiu sua mente tentando encontrar erros, deturpações e contradições nas palavras de Paulo de Tarso. Ele, na verdade, confundiu a si mesmo por olhar para homens e esqueceu de olhar para Deus, se perdendo, então, em seu próprio eu. Porque até eu posso achar contradições, por exemplo, na história do próprio rei Davi, pois foi considerado homem segundo coração de Deus, mas cometeu um pecado grave em sua época (adulterou com Bate-Seba e ainda mandou matar seu marido). Tudo depende dos olhos de quem vê!
Mas o que tudo isso tem a ver com Einstein, tia Lai?

Voltando ao assunto...lendo esse texto do Daniel Mastral, percebi que quando esses pensadores falam mal de Deus, eles estam descrevendo nossa natureza humana e cometem o mesmo erro que eu e você, muiiiitas vezes, cometemos: olhar para o ser humano e não para Jesus e , pior, fazer as coisas "para Deus" esperando algo em troca.

Devemos seguir o exemplo de Paulo e, em tudo, dar graças (I Ts 5.18). Ele "aprendeu a estar abatido, mas não derrotado! Aprendeu que nada poderia separa-lo do amor de Deus! Aprendeu que tudo poderia ser feito por meio de Cristo! Aprendeu o poder do amor! Não prometia benção financeira, prosperidade, cura imediata, milagre instantâneo. Apenas queria ser canal de benção!"
Se formos pessoas boas apenas por temer ir para o inferno ou apenas esperando ir para o céu seremos DESPREZÍVEIS!
Busquemos, antes de tudo, estar próximos de Deus, desfrutar mais de Sua presença, buscar seu amor e sermos cheios do Espírito Santo com um único objetivo: TRANSBORDAR...para, assim, alcançar outras vidas!

4 comentários:

Alana disse...

Boa mensagem. =)

Anônimo disse...

assino abaixo!! Inclusive o Próprio Apóstolo Paulo nunca reivindicou para si alguma reverência. Paulo foi um ser humano que entendia ser pecador, mas foi um exemplo no seu tempo, pois correu a corrida que lhe foi proposta, descreveu brilhantemente o amor, e foi transformado de glória e glória (aos poucos) até o dia em que se colocou como um exemplo a ser seguido, não de perfeição, mas de entrega e busca por Deus!!

Juan

Gabi Menezes disse...

"Queridos...Nietzsche nem sabia do que estava falando! Ele criticou algo que não compreendia porque nunca viveu. Ele foi um homem triste, infeliz, abandonado, mal amado, trocado pela mulher que idolatrava, que o traiu com seu melhor amigo!

O cara é Jesus, que morreu por mim na cruz! "


OW GLÓRIA, QUANDO LI EU ATÉ VIBREI! Aleluia!!!! \o/

Rodolpho disse...

Muito bom o tópico TIA LAI.