quarta-feira, 14 de julho de 2010

O Idiota e A Moeda

"Conta-se que numa cidade do interior um grupo de pessoas se divertia com o idiota da aldeia. Um pobre coitado, de pouca inteligência, vivia de pequenos biscates e esmolas.

Diariamente eles chamavam o idiota ao bar onde se reuniam e ofereciam a ele a escolha entre duas moedas: uma grande de 400 RÉIS e outra menor de 2000 RÉIS. Ele sempre escolhia a maior e menos valiosa, o que era motivo de risos para todos.

Certo dia, um dos membros do grupo chamou-o e lhe perguntou se ainda não havia percebido que a moeda maior valia menos.

- Eu sei, respondeu o tolo.
"Ela vale cinco vezes menos, mas no dia que eu escolher a outra, a brincadeira acaba e não vou mais ganhar minha moeda”.





Podem-se tirar várias conclusões dessa pequena narrativa.

A primeira: Quem parece idiota, nem sempre é.
A segunda: Quais eram os verdadeiros idiotas da história ?
A terceira: Se você for ganancioso, acaba estragando sua fonte de renda.

Mas a conclusão mais interessante é:
A percepção de que podemos estar bem, mesmo quando os outros não têm uma boa opinião a nosso respeito.

Portanto,
o que importa não é o que pensam de nós, mas sim, quem realmente somos.

O maior prazer de um homem inteligente, é bancar o idiota diante de um idiota que banca o inteligente. Preocupe-se mais com sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam de vc... é problema deles. "

(colaboração cezar_harry)



"O que importa não é o que pensam de nós, mas sim, quem realmente somos ."


Muitas vezes algumas pessoas podem falar com você tentando dar lição de moral utilizando a bíblia como subterfúgio, esquecendo-se de tirar a trave do próprio olho.

"Por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?" Mt 7.3 / Lc 6.41

Existem dois problemas: um, para quem fala, que deveria estar refletindo sobre sua própria vida porque não existe ninguém correto 100%.

"Não há um justo, nem um sequer." Romanos 3:10

Outro para quem ouve, que deve refletir sobre o que foi dito, colocando-se diante de Deus com o coração sincero, pois Deus prova nossos corações (1Ts 2.4), buscando arrependimento e correção.

Porém, essas pessoas, muitas vezes dizem coisas vindas do próprio coração que acaba não edificando em nada, o que é contrário às escrituras:

"Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação." Rm15.2

Eles, simplesmente, analisam a vida dos outros como próprios julgadores e falam do que não entendem, dizendo que vem de Deus. Muito cuidado com falsos profetas.

"Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores." Mateus 7:15

O pior é que, muitas vezes, esses falsos profetas não tem nem consciência da besteira que está fazendo e tem, realmente, a boa intenção de ajudar. Qualquer um que não vigiar, não orar, não ler a Bíblia pode ser um falso profeta, pois, sem isso, não terá intimidade com Papai para saber o que vem dEle.

O que fazer, então?

"Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo." 1 João 4:1

Como?

"Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo." 1 Jo 4.2,3

E, antes de fazer qualquer coisa, seja falar, seja ouvir, lembrar:

"Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? Ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo." Gl 1.10

Um comentário:

CAMINHANDO COM JESUS disse...

Muito bom!! os dois textos estão ótimos.
Geralmente quando optamos agradas aos homens desagradamos à Deus!