segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

"Quem sabe, sabe...

...sobretudo que pouco, ou nada, sabe."



Waldir de Pinho Veloso conseguiu expressar em seu livro Filosofia do Direito o que eu já estava sentindo faz tempo, mas não sabia dizer como: "Quanto mais se estuda, mais se tem consciência de que o que se sabe ainda é diminuto perante à imensidão do que ainda se tem por aprender." (p.16)

A busca do conhecimento veio bem antes da era moderna, bem antes de Cristo. Foi Deus quem criou tudo o que há, inclusive a sabedoria e a conceituou bem antes de Cristo nascer.

Estudamos o que é justiça para Aristóteles, o que é política para Platão, o que é virtude para Sócrates, o que é verdade para Kant. Mas, o que é sabedoria para Deus?

No livro de Provérbios de Salomão, no capítulo 8, intitulado de Elogio à Sabedoria, encontrei uma bela definição:

"Escutem, a sabedoria está gritando: (...)

O Senhor Deus me criou antes de tudo, antes das suas obras mais antigas. Quando ainda não havia abismos, fui gerada, quando ainda não havia fontes carregadas de águas. Antes que os montes se houvessem assentado, antes dos outeiros, eu fui gerada. Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem o princípio do pó do mundo. Quando ele preparava os céus, aí estava eu, quando traçava o horizonte sobre a face do abismo; Quando firmava as nuvens acima, quando fortificava as fontes do abismo, Quando fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando compunha os fundamentos da terra. Então eu estava com ele, e era seu arquiteto; era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo; Regozijando-me no seu mundo habitável e enchendo-me de prazer com os filhos dos homens. Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque bem-aventurados serão os que guardarem os meus caminhos. Ouvi a instrução, e sede sábios, não a rejeiteis. Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando às minhas portas cada dia, esperando às ombreiras da minha entrada. Porque o que me achar, achará a vida, e alcançará o favor do SENHOR. Mas o que pecar contra mim violentará a sua própria alma; todos os que me odeiam amam a morte. " (v.22 a 31)

Salomão viveu 1009 a 922 a.C. e, curiosamente, já conhecia Jesus. A sabedoria, para Deus, é o próprio Cristo!

Vejamos o que João fala de Jesus em seu evangelho:


" No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam." Jo 1.1-5




Não tem como compreender nenhum conceito em sua totalidade sem sabedoria. Sabedoria lê-se Jesus!

Nenhum comentário: