quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O antônimo de amor é paixão, não ódio

"A paixão mata!

É assim que o Pr. Lúcio Barreto inicia um texto que ele lê em sua pregação sobre namoro (que você pode ouvir aqui). É muito incrível essa pregação!
Achei tão incrível que vou transcrever, na íntegra:

"A paixão acontece de repente, na hora é aquela loucura desenfreada, mas é de momento. Vai embora com a mesma rapidez que chegou.
O amor não. O amor é um sentimento mais forte , o mais forte do mundo. É prolongado e duradouro. Ele é seguro e tranquilo. Cresce aos poucos e vai se tornando cada vez mais sólido.
Na paixão nos entregamos, nos envolvemos, mas é só emoção! Fazemos e falamos coisas que não queremos. Quando passa a euforia é que percebemos os erros cometidos .
O amor não perde a cabeça e não se governa por instintos. Dá um tempo para avaliar suas emoções usando a inteligência. Só toma atitude depois de raciocinar e não por sentimentos.
A paixão pode se tornar uma obsessão, que foge ao controle. A pessoa fica viciada na outra e totalmente dependente dela.
No amor não precisamos ficar perto 24h. Tudo acontece naturalmente, sem pressão, porque há uma confiança mútua.
Na paixão a pessoa fica dominada por ciúmes e quer controlar as áreas da vida do outro.
Quem ama não age em ciúmes, pois sabe que isso nao é prova de amor, nem vai beneficiar a pessoa amada.

O amor confia, a paixao desconfia.

A paixao provoca uma ansiedade que prejudica as outras áreas da vida. Afeta estudos, trabalho, relacionamento com a familia, afasta os amigos.
O amor sabe lidar com as demais áreas sem prejudicá-las. Deixa levar uma vida normal sem deixar que os outros relacionamentos fiquem afetados.
Na paixão a pessoa fala que ama, sem amar.
As pessoas que amam nem sempre dizem que amam, provam seu amor com atitudes.

Jesus nunca disse pra ninguém EU TE AMO, mas nunca houve alguém que amasse como Ele!

Na paixao, tudo é válido, o importante é satisfazer os impulsos, os desejos e as fantasias.
Quem ama espera, respeita o corpo do outro sem deixar marcas nem mágoas, não confunde sexualidade e sensualidade, pois fazer sexo não é fazer amor.
Na paixao, a pessoa exige provas de amor porque é insegura e não confia no outro.
No amor não há provas, porque vê o amor nas atitudes do outro.
A paixao é ligada ao visual e surge como uma forte atração fisica, é de pele.
Porem, o visual não é o mais importante, a pessoa deve explorar o coração do outro e não o corpo. Conhecer quem o outro é de verdade.
Na paixão, as diferenças são motivos de briga, um enfrenta o outro e não o problema se afastam por diferença de pensamentos, opiniões, pois não há amizade sólida, mas uma luta pra ver quem manda mais.
No amor também existem opiniões diferentes, discussões e irritação, mas buscam a solução para os problemas juntos e com bom senso. O relacionamento se torna mais profundo a medida que juntos superam as diferenças.
Na paixao, se representa quem nao é, passa-se uma imagem falsa, mas depois a máscara cai e surge o medo do outro descobrir quem você realmente é. Vive-se um teatro.
No amor, mostra-se quem é, pois ele é transparente e demonstrado nas qualidade e nos defeitos. Nao há medo de perder a pessoa amada porque o amor tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
A paixao é egoísta, o relacionamento serve para avaliar suas carências afetivas e sexuais e de companherismo. É uma forma de autoafirmar-se e sentir-se mais seguro.
O amor se interessa pelo bem estar do outro. É mais importante a outra pessoa ficar feliz, preocupa-se mais com o outro. Amar é muito mais que receber, é dar!
A paixao afeta a comunhao com Deus. O outro vem em primeiro lugar e esse sentimento se torna uma verdadeiro religiao.
No amor há um grande interesse em buscar as coisas de Deus. Orar juntos, ler a Biblia juntos, se relacionar com os amigos um do outro.
Podemos nos apaixonar por varias pessoas ao mesmo tempo e logo desapaixonar. é por isso que há traição.
O amor é fiel e dedica-se, exclusivamente, ao outro. Vem pra ficar e com o passar do tempo esse sentimento so cresce e solidifica-se cada vez mais.

O amor é eterno!"

5 comentários:

Anônimo disse...

Amei esse texto, posso copiar e colar no meu blog? Já estou dando control C e Control V e vou citar seu blog, ok? Se vc não quiser eu apago, bj
Bárbara.

Anônimo disse...

Qual é seu nome?
bj
Bárbara.
www.barbies2hellokitty.com.br

@llacerdaa disse...

Não so pode como deve copiar ;)

meu nome é Laiara

Anônimo disse...

Eu só li o texto, mas vou ouvir a pregação junto com meu namorado!!!

bj,
barbie.

Gabi Menezes disse...

verdade pura hein irmãzinha?! :)