domingo, 6 de maio de 2012

"A Verdade! O Que É a Verdade?"



A busca da verdade já deixou muitas pessoas de cabelo em pé. Até Poncio Pilatos, governador do maior Império que já se viu sobre a face da Terra, tinha essa inquietação em seu coração.
Assim como essa questão, muitas outras podem passar por nossa mente. A diferença entre a dúvida que vai nos afastar ou aproximar de Deus é a atitude que tomamos quando ela vem.
Duvidar só por duvidar, questionar só por questionar criará em nós um coração rebelde, um espírito contraventor que pode se opor aos mandamentos de Deus, só porque não os entende.
Quando colocamos nossos questionamentos aos pés do Criador com um coração ansioso pela resposta, sem dura cerviz, muitas vezes eles são respondidos.

A questão é que Deus não precisa nos responder, Ele nos responde o que precisamos saber e porque nos ama. Não podemos nunca esquecer quem é o servo e quem é o Senhor desse relacionamento. E mesmo sendo servos, somos considerados pelo nosso Senhor como amigos...e um amigo não deixa o outro falando sozinho.

Ordem Moderna



A filosofia que melhor sustentaria a visão de mundo regida pela ordem moderna é o Positivismo. Essa ordem moderna prometeu liberdade, abundância e felicidade, e o ser humano seria o construtor dessa ordem. 
Contudo, o ser humano se tornou a presa indefesa diante dessa ordem voraz. As ambições modernas fracassaram e o homem se tornou vítima de suas próprias criações, cujo maior exemplo é o bombardeio em Hiroshima e Nagasaki.
Em detrimento da almejada liberdade, essa ordem criou uma prisão física, mental e espiritual que fez o homem se cercar de coisas e a amá-las por medo de ir em buscar da verdadeira abundância que Cristo conquistou.
Essa ordem deixou o homem frustrado com a “felicidade” que ele conseguiu alcançar com tudo que podia ver e pegar. Uma onda de insegurança e medo aprisionou a mente do ser humano fazendo com que ele perdesse a confiança em Deus e depositasse sua confiança apenas em si mesmo.
Contraditoriamente, essa confiança em si não bastou para conseguir aquilo que só o verdadeiro Criador pode proporcionar:

O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para ... pregar liberdade aos cativos,  pôr em liberdade os oprimidos...” Lucas 4:18,19

“...a verdadeira vida não consiste na abundância do que se possui. Lc 12.15

“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.Jo 10.10

“Que a sua felicidade esteja no Senhor...” Sl 37.4

“O nascimento Dele vai trazer alegria e felicidade para você 

e para muita gente...” Lc 1.14

Mas a felicidade que pões no meu coração é muito maior do 

que a daqueles que tem comida com fartura.” Sl 4.7

“Mas os que buscam abrigo em ti ficarão contentes e sempre

alegria..” Sl 5.11

“Tu me mostras o caminho que leva à vida. A Tua presença

 me enche de alegria..” Sl 16.11

Isso foi escrito há mais de dois mil anos e, por não acreditar nessas palavras, o ser humano criou sua própria ordem, mas não pôde satisfazer seus antigos anseios. Mais velho que esses anseios só mesmo Aquele que nos criou com todos eles. E se Ele sabe quais são esses anseios – por ter sido o próprio criador deles - Ele é capaz de supri-los.
Por mais que coloquemos nomes para identificar tudo aquilo que nos falta, só uma coisa, de fato, nos faz falta: DEUS! E, por saber disso, Ele desceu do Seu trono para ficar pertinho de nós, no corpo de Jesus.

E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai.” Jo 1.14