quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Voltar às Origens

"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra" Gn 1.26





Aceitar Jesus é voltar às origens, voltar a ser imagem e semelhança de Deus!

"Somente Deus tem o tamanho exato do vazio que existe dentro de nós."
Blaise Pascal
Ano novo...tudo novo...e porque não vida nova?
Só com Jesus nascemos de novo para uma nova vida...e eterna.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Aceitos pela Fé


"Tendo sido, pois, aceitos pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo" Rm 5.1

"...fomos aceitos por Deus por meio da morte de Cristo na cruz..." Rm 5.9 (Linguagem de Hoje)

"Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão aceitos." Rm 5.19

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Verdade Relativa


Sempre gostei muito dessa matéria, principalmente pelo significado da palavra: amigo da sabedoria.

A filosofia se ocupa da busca pela verdade. Não tem como não gostar de algo assim, que caminha tão diretamente para Jesus.

Assustado? Principalmente porque a maioria dos sábios eram ateus?

Vamos entender uma coisa: a maioria dos grandes sábios viveram antes de Jesus. Sócrates: 469/399 a.C, Platão: 348 /347 a.C, Aristóteles 322 a. C.



A balbúrdia estava instalada, tudo era relativo, principalmente a verdade. Sócrates, ao meu ver, foi o mais inteligente porque não conceituou algo que ele, no íntimo, sabia que ainda não estava no mundo dos seres humanos. Cada ramo dizia uma coisa diferente, os sofistas brigavam com os socráticos, o mundo se degladiava em busca da verdade e cada qual achava que a tinha encontrado.

Claro..a verdade só podia ser relativa, afinal..ela não tinha nascido ainda!

O mundo grego foi o mais importante cenário da filosofia. E onde foi que Paulo foi pregar? Corinto, Tessalônica (cidades gregas), Éfeso (fundada por atenienses) dentre outras cidades romanas, berço do Direito. Era preciso esclarecer o que era a verdade, ou melhor, quem era a verdade.


"Jesus disse: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." Jo 14.6

domingo, 12 de dezembro de 2010

Alegria que vem "do nada"

Certa vez eu senti uma Alegria...mas não era qualquer alegria. Eu senti uma Felicidade tão grande...tão imensa. Logo eu? Tão imerecedora daquele sentimento.
Foi na praia...um dia de sol que terminou em chuva! Não consegui me controlar e vim pulando e dançando pela orla inteira.
A felicidade era muito grande e eu não estava nem um pingo preocupada com quem estava me olhando...e tudo q eu tinha feito foi só orar! Ali mesmo...na grama em frente ao mar!

Queria que um dia vocês entendessem e sentissem o que eu senti e sinto!

É por isso que eu digo: Eu quero iiiir além...leva-me em Tuas asas Senhor..



E Ele abriu o céu..Ele derramou uma Paz até então desconhecida.
Se eu não merecia, se a menos de uma semana estava decidida a fazer tudo que desagradasse a Deus, e Ele tava me inundando com aquela Paz...aquela Alegria indescritível só porque eu tinha tomado a decisão de voltar para Ele.....imagina tudo que Ele ainda tinha para me envolver...o amor de Deus é envolvente!

Mastral, em Filho do Fogo 2, descreve esse momento da seguinte forma:
" - Hoje tem Festa nos Céus. E o seu nome está sendo escrito no Livro da Vida.
Eu não entendi nada daquilo mas aceitei o que ele dizia, e me alegrei mais ainda. Devia estar mesmo acontecendo uma Festa, porque a Alegria que eu tinha por dentro era a alegria de uma Festa. Saí da sala querendo abraçar todo mundo."

Eu também...e como não tinha ninguém para abraçar, eu gritava, sem vergonha: JESUSSSS EU TE AMOOOOOOOOOO .. e descobrir que aquela Alegria é Dom de Deus!

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A Conversão de Pedro


Converter-se, entender que Jesus é Deus, ser convencido pelo Espírito Santo que Jesus é o Messias, o Filho do Deus vivo, o nosso Salvador...transforma você em um "santinho"?

Quando aceitamos Jesus nada muda...se não quisermos. Você continuará sendo da mesma forma até que decida abrir seu coração para que o Espírito Santo te transforme.

A santificação dura a vida inteira. Algumas pessoas passam a vida inteira da mesma forma porque acham que levantar a mão e ir lá na frente basta para "aceitar Jesus". Não adianta obrigar a pessoa a se converter, nada adianta forçar alguém a levantar a mão. Ficar perguntando, insistentemente, se a pessoa quer aceitar Jesus é muito irritante!


Em Mateus 16.15-17 lemos sobre, o que eu chamo de: a conversão de Pedro. O interessante é que ele só se converteu de verdade depois de muito tempo andando com Jesus. Pedro já tinha ouvido de João Batista que Jesus era o Messias, já tinha sido chamado por Ele e sido batizado, já tinha ouvido o Sermão do Monte, já tinha visto Jesus acalmar uma tempestade, andar sobre as águas, transformar água em vinho, multiplicar peixes e pães, curar pessoas, expulsar demônios, Pedro já tinha até evangelizado, expulsado demônios e curado, em nome de Jesus. Pedro já andava com Jesus, já tinha um relacionamento, já tinha intimidade!

A conversão é uma constante em nossas vidas. Até porque, depois disso tudo e de convertido, Pedro ainda foi repreendido por Jesus: "Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens." Mt16.23

Não são milagres que convencem, não é uma vida na igreja que convence...o único que convence é o próprio Deus:

"Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?

E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus." Mt 16.15-17

Afinal, o que é conversão?

É mudança, é transformação de mente. Foi exatamente nesse momento que Pedro teve sua mente transformada e compreendeu quem Jesus era e é.

Seguindo Jesus



Jesus chamou os discípulos no início de seu ministério, portanto não tinha feito graaaandes coisas até então. Não sei o que deu na cabeça desses caras para segui-Lo. Com olhos humanos seria uma proposta absurda. Com certeza teve o dedo de Deus na história (o dedo não, né? A mão inteira, afinal foi Seu grande plano tornando-se verdade).

É claro que nosso Deus tem muito para nos oferecer. Essa pergunta inicial serve para testar em nós se nosso amor por Jesus é puro mesmo. Se nosso amor por Aquele que nos amou primeiro é genuíno ou baseado em barganhas.

"Se Deus não me der um namorado até dia x eu não vou mais para igreja."
"Se Deus não me der um trabalho, que adianta ser crente?"
"Se Deus não me batizar no Espírito Santo eu não quero mais saber Dele."
"Se Deus não me fizer falar em línguas eu nunca mais vou orar."
"Se Deus não fizer tal milagre para mim eu não vou mais segui-Lo, afinal Ele não é o Deus que cura?"


Parece absurdo essas frases, mas elas são ditas, constantemente, por muitos que se auto-intitulam Filhos de Deus. Eu já disse alguma delas até perceber que não é Ele que tem que fazer algo por mim e não há nada que eu possa fazer por Ele. Tudo já foi feito a mais de mil anos atrás!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O Maior Milagre

Enquanto exigirmos um milagre, ele não virá!



Nós somos eternos devedores pelo que Cristo fez por nós.
Não somos credores, portanto nada podemos cobrar!

"Uma geração má e adúltera pede um sinal, e nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal do profeta Jonas. E, deixando-os, retirou-se." Mt 16.4

O maior milagre é uma conversão!

"E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia, e pregava, dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida.E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior até ao menor." Jn 3.4,5

Humilhar-se, arrepender-se e voltar para Deus!

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

"Quem sabe, sabe...

...sobretudo que pouco, ou nada, sabe."



Waldir de Pinho Veloso conseguiu expressar em seu livro Filosofia do Direito o que eu já estava sentindo faz tempo, mas não sabia dizer como: "Quanto mais se estuda, mais se tem consciência de que o que se sabe ainda é diminuto perante à imensidão do que ainda se tem por aprender." (p.16)

A busca do conhecimento veio bem antes da era moderna, bem antes de Cristo. Foi Deus quem criou tudo o que há, inclusive a sabedoria e a conceituou bem antes de Cristo nascer.

Estudamos o que é justiça para Aristóteles, o que é política para Platão, o que é virtude para Sócrates, o que é verdade para Kant. Mas, o que é sabedoria para Deus?

No livro de Provérbios de Salomão, no capítulo 8, intitulado de Elogio à Sabedoria, encontrei uma bela definição:

"Escutem, a sabedoria está gritando: (...)

O Senhor Deus me criou antes de tudo, antes das suas obras mais antigas. Quando ainda não havia abismos, fui gerada, quando ainda não havia fontes carregadas de águas. Antes que os montes se houvessem assentado, antes dos outeiros, eu fui gerada. Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem o princípio do pó do mundo. Quando ele preparava os céus, aí estava eu, quando traçava o horizonte sobre a face do abismo; Quando firmava as nuvens acima, quando fortificava as fontes do abismo, Quando fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando compunha os fundamentos da terra. Então eu estava com ele, e era seu arquiteto; era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo; Regozijando-me no seu mundo habitável e enchendo-me de prazer com os filhos dos homens. Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque bem-aventurados serão os que guardarem os meus caminhos. Ouvi a instrução, e sede sábios, não a rejeiteis. Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando às minhas portas cada dia, esperando às ombreiras da minha entrada. Porque o que me achar, achará a vida, e alcançará o favor do SENHOR. Mas o que pecar contra mim violentará a sua própria alma; todos os que me odeiam amam a morte. " (v.22 a 31)

Salomão viveu 1009 a 922 a.C. e, curiosamente, já conhecia Jesus. A sabedoria, para Deus, é o próprio Cristo!

Vejamos o que João fala de Jesus em seu evangelho:


" No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam." Jo 1.1-5




Não tem como compreender nenhum conceito em sua totalidade sem sabedoria. Sabedoria lê-se Jesus!

domingo, 5 de dezembro de 2010

Eu estou na Bíblia

"Alguns foram insensatos e sofreram por causa dos seus pecados, por causa da sua vida de rebeldia; ficaram com enjoo diante da comida e chegaram bem perto da morte. Então, na sua angústia, gritaram por socorro, e o Senhor Deus os livrou das suas aflições. Com a Sua palavra Ele os curou e os salvou da morte. Que eles agradeçam ao Senhor o seu amor e as coisas maravilhosas que fez por eles! Que ofereçam sacrifícios de gratidão e, com canções de alegria, anunciem tudo o que Ele tem feito!" Sl 107.17-22



São 00:07 e já estava deitada para dormir quando li essa parte da Bíblia que mais parece meu próprio diário e não consegui me aguentar até vim falar de Deus para vocês. (se é que alguém ainda lê esse blog). Será que é isso que se chama sacrifício de gratidão?







Enfim, se um dia sofri foi, exatamente, porque um dia pequei. Se um dia não tive o olhar de meu Pai foi, exatamente, porque um dia me rebelei. Se cheguei diante da morte não sei, mas até da comida enjoei.

Em uma sala escura me ajoelhei e, diante das poltronas, gritei: Senhor! Senhor! Não tenho a pretenção de ter a atenção Daquele que és digno de toda adoração, mas uma coisa te peço - não sei se em vão - toca em mim, faz eu te sentir outra vez...aperta meu coração, deixa eu sentir Tua santa respiração!

Diante de minha angústia o Senhor se compadeceu . Ouvindo meu grito de socorro, me livrou de minhas aflições. Usando Sua Palavra me libertou, me curou, me salvou! Hoje sou livre para gritar o quão o Senhor é bom e fiel!

Obrigada, pai celestial, por Teu imenso amor que dura para sempre, obrigada pelas maravilhas que fez por mim. Eu não mereço Tua presença, mas o Senhor bem sabe que isso é tudo que preciso.

"Que aqueles que são sábios pensem nessas coisas e meditem no amor de Deus." Sl 107.43

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A Coroação

"E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória" 1 Pe 5.4
"Dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará" Pv 4.9

"E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível" 1 Co 9.25

"Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda?" 1 Ts 2.19

"...quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam" Tg 1.12

"Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda." 2 Tm 4.8

Jesus é Rei..e Rei dos Reis. E Rei tem que ter coroa.
Suportou, por algumas horas, Sua coroa de espinhos (no vídeo mostra e na realidade ainda foi pior porque na Bíblia diz que Ele teve seu rosto desconfigurado) para ser presenteado pelo Pai com uma coroa eterna, incorruptível. Um Reino que ninguém jamais destruirá.
SE perguntarem para Jesus se valeu a pena Ele olhará para mim e para você e dirá: com certeza! A semente precisava morrer para germinar.
Jesus nos aceita e nos ama exatamente como somos. Mas não se conforma em nos deixar assim. Podemos ser (ou parecer) a melhor das pessoas: ricas, cheias de estilo, lindas. Mas o vazio sem Deus permanece. Você pode não saber ou não entender, mas esse vazio tem nome: é a falta que o Espírito Santo faz.
Quando O encontramos (aceitamos que Ele é nosso único e suficiente salvador), e há o confronto (Ele nos molda, nos tranforma, nos melhora), vem a coroação aqui na Terra ainda (afinal "Que venha a nós o Teu Reino"): temos muito mais que experiências, construímos um relacionamento com o criador dos ceús e da terra... e as bençãos são consequencias. A coroação não é o objetivo, mas sim estar mais perto de Deus.
Não devemos procurar pela coroa. A busca deve ser por Ele, o dono da coroa. A visão de Sua face é tudo que precisamos.
Vale a pena? Quando ganharmos, então, a coroa incorruptível, aquela que a traça não corrói, olharemos e , assim como Jesus, diremos: com certeza!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

O Grande Confronto

Ontem pela manhã escrevi um texto um pouco duro. Meio dia tudo mudou. Já pela tarde, o próprio texto que escrevi de punho me confrontou.





"Que pregues a palavra, em tempo ou fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas." 2 Tm 4.2-4


Segue o texto:


Vivemos uma grande mentira! Somos manipulados por aqueles que detem poder ou conhecimento. Quem designo por nós?


Ignorar o que é dito e continuar em nossas vidinhas é mais fácil. Poucos tem a coragem de mudar. Poucos tem a coragem de, ao serem confrontados, tomar outro rumo. O conforto nos impede de destroçar essa rotina medíocre em que estamos inseridos: comer-transar-trabalhar-ser hipnotizado pela tv..viver o momento e programar um futuro com metas e objetivos que só vão nos desgastar física, mental e espiritualmente.


A vida abundante que Jesus prometeu foi para todos. Todos não se resume apenas a um grupo prepotente que se auto-intitula "filhos de Deus". Todos podem se tornar filhos de Deus...basta aceitar Jesus.


E esse é o grande confronto!


Para quê, né? Aceitar Jesus? Deixar Ele me confrontar com Sua Palavra? Descobri que sou pecador, medíocre e imerecido de tanta graça e amor? Melhor continuar pensando que Ele nem existiu!


Depois do confronto vem a coroação!

Nas guerras medievais isso é mais perceptível. Dois grupos rivais, ao se confrontarem, gera sangue, morte..mas, ao vencedor, a coroa.

E para você? A coroa vale o confronto?


Continua...